12º FIT Cataratas – Arena Gastronômica traz delícias inspiradas na Tríplice Fronteira

A Arena Gastronômica é um projeto do Instituto Federal do Paraná de Foz do Iguaçu (IFPR). Como anuncia o diretor do IFPR Nelson Cadastro o projeto surgiu inspirado na atividade Gastronomíadas, uma competição entre os alunos elaboradas a partir da iniciativa do Professor Chef Thiago Henrique Lopes.

Na brincadeira, o professor criou temáticas para que os alunos montassem pratos elaborados e criativos. As temáticas provocadas pela Gastronomíadas foram Tríplice Fronteira, Paraná e Esporte. Thiago incitou os alunos a conhecerem a cidade e como mais recente desafio propôs que os mesmos se aprofundassem, sentissem e saboreassem a cultura regional, a partir da convivência com a colônia de pescadores de Foz do Iguaçu.

Arena gastronômica

 

Nasceram destes momentos os deliciosos pratos apresentados e degustados na Feira. O Peixe ao Molho do Pescador, criado pelos alunos Chefs Daniel Rodrigues e Karen Liliana Riveros, e o vencedor da Gastrolimpíadas, o Medalhão Suíno ao Molho Jeck e Purê de Mandioca, das alunas Chefs Aline Agudo e Vanessa Andrade.

O objetivo é trazer os alunos para a linha de frente, trabalhando com eles a postura, as técnicas, os sentidos e a habilidade em repassar conhecimentos. Trazer ainda as culturas locais a gastronomia, usando ingredientes de fácil acesso e produtos simples.

O Curso técnico de cozinha está sendo ofertado desde 2011, é completamente gratuito, e tem a duração de um ano e meio de aprendizagens. Busca preparar os futuros alunos para se inserir no mercado gastronômico e promovê-los desde a sua formação.

Compartilhe

Deixe uma resposta