12º FIT Cataratas – Normas técnicas estão na pauta da profissionalização do turismo

Com foco na normalização e padronização de procedimentos em eventos, o FIT Cataratas recebeu nesta quinta-feira, 29, o coordenador da Comissão de Estudos Especiais para Gestão de Eventos ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Alexandre Garrido, consultor especializado, para a palestra “As normas técnicas da organização de eventos – competências, requisitos, segurança e terminologia”.

Elaboradas a partir de uma comissão que integra cerca de 600 membros, este grupo publicou recentemente 4 normas que têm orientado os segmentos de mercado, entre as quais destacou Terminologia de Eventos e Qualidade na Organização de Evento.

Alexandre Garrido

Garrido explicou o caminho que uma nova norma precisa percorrer para que seja publicada e assim, sirva de parâmetro. O processo passa para demanda, elaboração do projeto ou norma, consulta nacional, análise de votos e finalmente a publicação.

A organização de eventos é classificada por requisitos como tipo, porte, abrangência e público. Para Garrido a normalização traz tanto benefícios tantos para empresas que atuam em eventos como para os contratantes. “Algumas entidades já estão utilizando as novas como referência, inclusive empresas que organizam eventos que terão um selo para certificar”, adianta.

Entre as empresas que aderiram estes conhecimentos foram citadas pelo palestrante o SENAC-SP, o SEBRAE e a ABEOC, ambas utilizando o método inclusive, para oferecer formações no ramo, buscando contratar serviços com este referencial técnico. O objetivo da ABNT é que as normas sirvam de tendência para empresas organizadoras de eventos e subsídio para facilitar o mercado estimado.

Compartilhe

Deixe uma resposta