12º FIT Cataratas – Turismo pela Paz: Palestina é assunto no FIT Cataratas

A riqueza cultural da Palestina marcou presença nesta 12ª edição do FIT Cataratas. A partir do lançamento do documentário Viagem pela Palestina de Cassiana Pizaia e Vinicius Sgarbe. A jornalista Cassiana ressaltou a importância da Paz para o Turismo, assim como do Turismo na promoção da Paz. O assunto foi tema de palestra no evento.

O projeto defende as magnitudes do turismo enquanto melhor mecanismo social de promoção e desenvolvimento local, tendo em vista que injeta recursos na economia e possibilita o fortalecimento cultural. Cassiana alertou para o fato de que um turismo empreendedor progressista deve se ater a proporcionar um equilíbrio de investimento entre os setores, pois caso contrário, estes se tormam fonte de conflitos.

Autoridades e membros da comunidade palestina com Cassiana

De maneira ainda mais contundente, a jornalista intitula o Turismo antítese do Terrorismo. Por esta razão se empenhou em esclarecer as contribuições fundamentais deste para o aumento de empregos, ampliação de roteiros e experiências para além dos pontos turísticos tradicionais, e a preservação dos patrimônios históricos e religiosos da humanidade.

De acordo com a idealizadora do documentário, a vivência adquirida pelas viagens pela Palestina a fez perceber o quão é importante hoje sair do básico e expandir. “Isto permite que projeções sobre a consciência, da diversidade, da receptividade, fatores intrínsecos a construção da paz”.

A palestra contou com a presença de autoridades governamentais, alunos do Senac, o embaixador da Palestina, sheiks e da comunidade palestina de Foz do Iguaçu. O documentário e mais informações sobre este mundo que se abre podem ser encontrado do site: www.outrasterras.com.br.

Compartilhe

Deixe uma resposta