12º FIT Cataratas – veja programação completa

12º FIT Cataratas, veja programação completa. Os eventos paralelos ou complementares ao Festival também surpreenderam os organizadores, como o Salão do Vinho Argentino, com mais participantes.  Mas surpresa mesmo foi com o comércio de Ciudad del Este, no Paraguai, que irá dar descontos especiais para os participantes do Festival. Segundo Paulo Angeli, isso mostra que os comerciantes do Paraguai já entenderam a importância de atrair os turistas como compradores,  o que beneficia todo o Destino Iguaçu.

Paulo Angeli diz que Foz do Iguaçu vive novamente um bom momento, depois de turbulências que levaram a aparições políticas negativas no noticiário (com o afastamento do prefeito e vereadores por acusações de corrupção). Em relação ao festival, havia um pouco de incerteza em relação ao apoio da Itaipu Binacional, que sempre patrocinou fortemente o evento.

Mas, além de uma parceria com o Parque Tecnológico Itaipu na realização do Hackatour, a maratona de programação de computadores, Itaipu honrou exatamente tudo o que estava previsto, a exemplo do que era feito em anos anteriores.

“Ficamos satisfeitos em saber que, mesmo com a mudança na diretoria, Itaipu entendeu a importância do turismo como gerador de emprego e renda”, afirma. Ele diz, também, que o festival provoca um aumento da demanda turística, mas com responsabilidade socioambiental.

“É o único evento de turismo no Brasil que faz compensação de carbono”, diz Paulo Angeli. Depois de calculadas as emissões de gases de efeito estufa que o evento provoca, isso é compensado com o plantio de mudas de árvores em local definido pelo ICMBio. Este ano, deverão ser cerca de 700 árvores.

 

A programação

A programação completa do Festival de Turismo deste ano foi definida nesta quarta-feira, 22, inclusive em relação aos eventos paralelos.

Confira:

 

27 de junho, quarta-feira

14h – reunião fechada do Ministério do Turismo com a Paranatur – 1° Encontro Macrorregional da Rede de Inteligência do Mercado de Turismo.

 

28 de junho, quinta

8h – Encontro de Profissionais de Turismo das Cataratas, no Recanto Cataratas Thermas Resort.

19h – Solenidade de abertura e homenagem Amigos do Festival das Cataratas, no Recanto Cataratas Thermas Resort.

 

29 de junho, quinta

8 às 24h Hackatour Cataratas, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

14h – Abertura oficial da Feira de Turismo e Negócios – Rafain Palace Hotel & Convention..

Eventos de 14h às 20h: Salão MICE Cataratas, Salão do Vinho Argentino, Salão de Turismo Termal & Spa, Salão Adventure Cataratas, Salão E-Marketing Cataratas, Salão de Turismo de Compras, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Arena Gastronômica, Mostra Regional de Produtos Sustentáveis e Expo Hotel Cataratas.

 

O Rafain Palace abrigará uma série de eventos, além da exposição:

Às 15h, haverá o lançamento do documentário “Viagem pela Palestina”, de Cassiana Pizaia e Vinicius Sgarbe, seguido da palestra ‘Turismo pela Paz”.

No mesmo horário, outra palestra abordará o tema “Normas técnicas da organização de eventos – competências, requisitos, segurança, terminologia”

Às 16h, Fórum G11 – Paraná Turístico.

Às 16h30, “Municipalidade de Hernandarias” – Senatur.

Também às 16h30, o diretor do IT MICE Travel Solutions, Ibrahim Tahtouh, e o diretor da Triveca Eventos, com moderação de Takao Sato, participam do painel “As três fronteiras do incentivo e eventos – Os desafios que vêm por aí”.

ÀS 17h, o tema da palestra de Carlos Aparecido Rodrigues será “Eventos gastronômicos e sua importância para o desenvolvimento do comércio local”.

Às 17h45, o painel “Centro de Convenções – visão internacional\atuação nacional\ação regional e mercado de eventos do Brasil – realidade e tendências” terá a participação de Sérgio Pasqualin, presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, e de Juan Pablo de Vera, presidente do Conselho de Administração da Ubrafe. O moderador será Marcelo Franco.

ÀS 19h10, será apresentado o plano “Paraná Turístico 2025 – Pacto para um destino inteligente”, por José Gandara.

Às 19h, palestra de abertura do Fórum de Turismo – “Turismo e cidades criativas”, com Luiz Godói Trigo, da USP, e Mary Ashton, da Feevale. A seguir, será lançado o livro “Turismo e megaeventos”.

Às 19h30, finalmente, haverá a palestra Hackatour Cataratas: “Desenvolvimento ágil – XP e eXtreme Programming”, com Houssan Ali Hijazi.

A programação do dia termina no Marco das Três Fronteiras, onde os convidados participam da Noite Potiguar.

 

30 de junho – Sexta-feira

Das 8h às 18h, prossegue no PTI o Hackatour.

No Rafain Palace, haverá, a partir das 8h30, a reunião das instâncias de governança regionais – Paraná Turístico.

Das 8h às 12h, rodada de negócios do MICE Cataratas.

Palestras:

às 16h, “Potencialidades terapêuticas em medicina termal das águas geotermais do Aquifero Guarani”, com o Dr.Francisco Maraver, de Madri (Espanha).

Às 17h, apresentação do “Paraná Turístico 2026 – pacto para um destino inteligente”.

Às 17h, palestra “O Terroir da gastronomia na região das Cataratas”, com Lúcio Marcelo Chrestenzen.

O 11° Fórum Internacional de Turismo será encerrado às 19h15.

As exposições prosseguem até as 20h.

O jantar-show de encerramento do Festival de Turismo será às 21h, na Rafain Churrascaria Show, por adesão dos participantes.

As exposições prosseguem até as 20h.

Compartilhe

Deixe uma resposta