Veja restaurantes e comidas maravilhosas na Europa

Queijos, vinhos, embutidos, massas, chocolates, uma infinidade de suculentas especialidades regionais, Europa é literalmente um prato cheio de delícias – e degustá-las em mercados, lojas centenárias onde ficam espaços que são verdadeiros oásis gastronômicos e restaurantes que proporcionam uma incrível experiência gourmet certamente são um programa tão imperdível quanto ficar cara a cara com atrações como a Torre Eiffel e o Big Ben.

 

Em Paris, onde há séculos a gastronomia é tratada como forma de arte, as luxuosas lojas de departamentos Galeries Lafayette e Printemps garantem uma sofisticada volta ao mundo dos sabores. A primeira oferece a área Lafayette Gourmet, dois andares repletos de produtos do terroir francês e especialidades das grandes maisons, bem como artigos culinários de outros cantos europeus e balcões de degustação de caviar e foie gras, entre outras nobres iguarias. A proposta é similar no espaço Le Printemps du Goût, dentro da Printemps de l’Homme, braço da loja de departamentos Printemps voltada ao público masculino. Ali, os foodiesencontrarão queijos, vinhos e produtos e ingredientes finos, assim como “ilhas” para degustações rápidas ou para um almoço sublime, assinado pelo estrelado chef Akrame Benallal.

 

Os restaurantes dos hotéis parisienses, cada um ao seu estilo, são mais alguns dos locais que enaltecem a tradição e os bons produtos que cercam a culinária francesa, elevando qualquer refeição a um ponto altíssimo da viagem. Por isso, vale se programar para uma (longa) pausa em estabelecimentos como o Le Baudelaire, restaurante do hotel Le Burgundy que ostenta uma estrela no Guia Michelin, e o Chiquette, localizado junto ao Le Cinq Codet. Neles, além de pratos sazonais, nunca faltam os clássicos franceses ou receitas que são a marca registrada dos respectivos chefs. Mas a preparação dessas iguarias pode mudar ao longo do ano, já que ambas as casas trabalham sempre com os ingredientes mais frescos de cada estação.      

 

Na Itália, o vasto arsenal de apetitosas comidas e bebidas locais também pode ser explorado numa série de lojas gastronômicas facilmente encontradas em cidades como a cosmopolita Milão, que tem no centenário empório gourmet Peck, pertinho do Duomo, um dos emblemas da cidade. Além de contar com bar e restaurante, a casa vende todos os símbolos culinários do país da bota, de queijos e massas frescas a preciosidades como a trufa branca, cujo quilo custa alguns milhares de euros. Para apreciar muitos desses ingredientes preparados em sua melhor forma, é muito bem-vindo desfrutar sobretudo de um jantar no restaurante Gourmet, instalado no Palazzo Parigi, um cinco estrelas no coração dos agitos culturais de Milão. Com vista para um aconchegante jardim de inverno, o espaço serve um menu que bebe na fonte da típica culinária italiana, arrematado por um serviço eficiente e despojado.

 

Em Londres, as food courts, como são chamadas as áreas gastronômicas situadas dentro das lojas de departamentos, provam que os chamarizes culinários e etílicos da terra da rainha incluem bem mais do que fish and chips e cerveja. De estilovintage, a linda food court da tradicional Harrod’s encanta tanto os olhos como o paladar. As também sofisticadas lojas de departamentos Harvey Nichols e Selfridge’s são outros endereços que contam com espaços que reúnem refinados produtos culinários de todo o mundo, bem como elaborados pratos preparados no local.

 

A impressão sobre a gastronomia praticada na Inglaterra segue sendo a melhor possível para quem faz uma parada na Hunter 486, a charmosa brasserie do hotel boutique The Arch London, a duas quadras do Hyde Park e da região de Mayfair. Ali, os deliciosos pratos de toque contemporâneo são preparados com ingredientes orgânicos e produtos locais, respeitando o que cada estação fornece de melhor – e dá até para pedir uma pizza assada num autêntico forno de pedra. Outras áreas convidativas do The Arch são o elegante lounge Salon de Champagne, o qual, como o nome denota, é especializado na bebida francesa, e a sala-bar Martini Library, que deleita os frequentadores com sua seleção de drinques e coquetéis.       

 

Os hotéis Le Burgundy, Le Cinq Codet, Palazzo Parigi e The Arch são representados no Brasil pela Key Partners, de Sylvia Leimann. Mais informações estão disponíveis nos sites www.leburgundy.comwww.le5codet.comwww.palazzoparigi.com ewww.thearch.com

Compartilhe