V Gramado in Concert: cidade respira música erudita

Matéria e fotos by Aline Rocha, a repórter da CT viajou à convite de Gramado.

Na última sexta-feira (1º de fevereiro), aconteceu a cerimônia de abertura da quinta edição do Gramado in Concert – Festival Internacional de Música, na Sociedade Recreio Gramadense. Sob a regência do maestro Linus Lerner, a Orquestra Sinfônica de Gramado apresentou obras de compositores como Weber, Vivaldi, Tchaikovsky e Villa-Lobos, e fez o público vibrar com a apresentação da música Garota de Ipanema, de Tom Jobim.

V Gramado in Concert

O Gramado In Concert acontece até o dia 9 de fevereiro, e reúne concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas nacionais e internacionais em uma intensa programação gratuita espalhada por diversos pontos da cidade.  O evento vai proporcionar oficinas dos mais variados instrumentos e práticas orquestrais para cerca de 300 alunos do Brasil e de países como Uruguai, Argentina, Costa Rica e Chile. A direção artística do evento está a cargo do Maestro Linus Lerner e a coordenação artística do Maestro Leandro Libardi Serafim.

O prefeito municipal, Fedoca Bertolucci, salienta a mudança da cidade durante o festival. “Gramado se transforma, transpira música erudita por dez dias. Você encontra músicos pelas ruas, nos restaurantes. É um evento maravilhoso, que me emociona”, destacou o prefeito, em entrevista coletiva que aconteceu no sábado (2), no hotel Daara. Fedoca apontou, ainda, para o crescimento do evento, que já ultrapassa grandes festivais do Brasil. “Tenho muito orgulho de ver que o Gramado In Concert está se consolidando e está se tornando uma grande instituição na cidade”, destacou.

Em meio às atrações, o Gramado in Concert promove, ainda, o II Concurso Jovens Solistas, que selecionou 15 talentos inscritos e irá premiar os três melhores. Na última edição, quem levou o prêmio foi o clarinetista carioca Lucas Ferreira dos Santos. O músico foi um dos solistas da cerimônia de abertura, na canção “Concertino para Clarinete e Orquestra Op. 26 em Eb Maior”. “Ter ganho o prêmio no último ano fez toda a diferença na minha vida. Além da apresentação desta noite, serei destaque em concertos no Rio Grande do Norte e nos Estados Unidos nos próximos meses”, destacou.

V Gramado in Concert movimentou a tradicional Rua Coberta.

As quatro primeiras edições do Gramado in Concert foram realizadas pela Secretaria de Turismo de Gramado e agora, pela primeira vez, através da Secretaria de Cultura de Gramado. O secretário Allan John Lino, criador da Orquestra Sinfônica de Gramado e diretor geral do festival nas quatro primeiras edições, acentua o evento como uma importante ferramenta de familiarização do público com a música erudita.

Além do evento, Lino defende a execução de músicas mais populares e até de instrumentos mais comuns na Orquestra, para habituar o público com o gênero musical. “Começamos o projeto colocando um sax no lugar das trompas para acostumar o público”, revelou.

A Secretaria da Cultura espera a participação de cerca de 100 mil pessoas, entre gramadenses e visitantes, nas mais de 40 atividades ao longo dos nove dias do evento. “A cultura consegue transformar o meio, e é um retorno social muito grande para a cidade. A cultura não tem custo, ela tem investimento”, acredita Lino.

A programação completa do V Gramado In Concert está disponível no site www.gramadoinconcert.com.br

Compartilhe