Conheça Jeon: talento de Aruba e criador do hit “Machika”

O talento dos artistas de Aruba – a ilha feliz – está ultrapassando fronteiras com o mais novo sucesso do jovem músico arubano, Jeon – criador do novo hit do momento “Machika”, em parceria com J Balvin e a cantora brasileira Anitta. Dono de um talento excepcional para combinar sons urbanos e a música local, Jeon conheceu J Balvin em Nova York, onde mora atualmente. Após assistir um dos vídeos de Jeon pelo Instagram, o colombiano se encantou com sua energia positiva e logo surgiu com o convite para produzirem juntos.

Jonathan Thiel, mais conhecido como Jeon, nasceu e foi criado em Santa Cruz de Aruba e foi influenciado desde pequeno pela música, pois cresceu vendo o pai tocar piano e o tio trabalhar como produtor musical. Aos 14 anos, iniciou a vida artística em um grupo de gaitas, tocando múltiplos instrumentos. Chegou ao topo das paradas na Ilha Feliz com a música “Dushi Bida”, que ele mesmo escreveu e produziu.

“Machika” foi lançada às 12h00 da última sexta-feira (19) e rapidamente alcançou o primeiro lugar entre os vídeos virais do YouTube com 4,5 milhões de visualizações. Jeon é o autor da canção, concebida em parceria com J Balvin e Anitta. Essa mistura de culturas e idiomas permitiu que o arubano incluísse termos em Papiamento – o idioma local de Aruba – promovendo um salto musical em sua carreira, razão pela qual a ilha se orgulha do alcance de “Machika” em seu lançamento global.

Machika e o idioma de Aruba

A palavra Machika significa algo como “amassar” em Papiamento, idioma oficial de ilha feliz. Apesar de existir desde o século 16, só em 2003 essa curiosa mistura de português, espanhol, francês, holandês, italiano e inglês ganhou o mesmo status que o holandês, a outra língua oficial de Aruba. A palavra Papiamento vem do português “papear” e do francês “parler” (falar). Ainda que com sotaques e algumas palavras diferentes, o idioma também é usado em outras ilhas da região.

Amizade com Marcelo Adnet

“Machika” não é a primeira aparição de Jeon ao lado de um artista brasileiro. Antes de cantar com Anitta, o cantor estreou, em novembro do ano passado, nos palcos do “Adnight”, da TV Globo. O humorista que também é encantado pela ilha, é um dos poucos brasileiros que falam Papiamento.

A mistura do ritmo caribenho de Aruba com o gênero urbano da Colômbia e a influência brasileira em uma só canção é uma das grandes apostas dos artistas para 2018. Sem sombra de dúvidas, Machika seguirá contagiando com seu agito e chegará ao topo entre os principais hits musicais.

Para mais informações sobre Machika acompanhe as hashtags #Machika #MachikaDay nas redes sociais.

 

Sobre Aruba

Um dos destinos mais visitados do Caribe, Aruba – a Ilha Feliz – é um lugar de contrastes, onde águas cristalinas e intocadas coexistem com áreas desérticas ao norte da ilha. Em Aruba, paz e relaxamento contrapõe-se com atividades de aventura, e a influência holandesa encontra a praticidade do estilo de vida americano. Localizada no Caribe, fora da rota de furacões, o destino tem voos constantes que saem de varias cidades do Brasil. Há ventos alísios durante todo o ano e uma temperatura média de 28°C.

Aruba oferece um pedacinho de paraíso aos amantes de praia, fanáticos por adrenalina, apaixonados por relaxamento, incluindo praias impressionantes, uma cultura culinária em evidência, festivais e eventos culturais, atividades emocionantes em terra e na água, galerias de arte e museus, suntuosos spas e lojas exclusivas. É possível encontrar resorts all inclusive e hotéis boutique na encantadora Eagle Beach, grandes cadeias hoteleiras em Palm Beach ou um hotel cosmopolita na cidade em Oranjestad. A ilha dos contrastes oferece a escapada perfeita para os visitantes que chegam pela primeira vez e também aos que repetem a sua visita a um verdadeiro paraíso no Caribe.

Compartilhe