Ilhéus sediará evento de tecnologia

Ilhéus sediará evento de tecnologia de 17 a 19 de maio, uma nave com os últimos lançamentos tecnológicos vai aterrissar em Ilhéus, mais precisamente, no Centro de Convenções. É o NIBS – Nave de Inovação Bahia Sustentável, um evento gratuito que vai promover, além do Google I/O Extended, palestras sobre e-commerce, startups, eSports, Hackathon, feira com exposição de produtos do segmento de realidade virtual, softwares, hardwares e inovação tecnológica, e novidades em inovação e tecnologia para o cultivo de cacau e produção de chocolate. É a tecnologia a favor do desenvolvimento inteligente e sustentável do comércio e da cidade como um todo.
Já estão confirmados nomes como o presidente da Fundação Campus Party, Francesco Farruggia; o ativista da política hacker, Pedro Markun; o membro da ESL Brasil, maior equipe de eSports do país, Bernardo Mendes; o CEO e fundador do ezPark, Luiz Candreva; o desenvolvedor Android na startup recifense XARX, Project Reviewer na Udacity e vencedor de 14 hackathons, Adriel Café; e o palestrante nacional e internacional nos temas inovação, cultura empreendedora, microcrédito, negócios sociais e indústria 4.0., que é também mentor de eventos ligados ao empreendedorismo, como Campus Party, Epicentro, Slush Impact Brasil e Startup Weekend, Guto Ferreira.

E não para por aí. Mais de uma dezena de palestrantes nacionais e internacionais estão na programação completa, que pode ser conferida em www.nibsbahia.com/site, onde os interessados devem realizar sua inscrição. Acompanhe as novidades também pelo facebook.com/NIBSBahia.

 

Com o NIBS, Ilhéus e região entram de vez na agenda de eventos inovadores, sendo palco de debates importantes sobre indústria de tecnologia inovação, do crescimento e do comércio digital, da computação em nuvem. Busca, ainda, o incentivo à conexão com o mundo em diversas plataformas, além de promover o empreendedorismo e oportunizar networks. É um passo fundamental para somar no calendário onde já figuram a Campus Party, Festival Path, Social Media Week, o youPIX Festival e o Fórum E-commerce Brasil.

O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Turismo (Setur) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI); da Bahiathursa; e do Sebrae. Tem como parceiros o Instituto Nossa Ilhéus (INI), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o Costa do Cacau Convention Bureau, a Prefeitura de Ilhéus, a Associação de Turismo de Ilhéus e a Localdata Web. A organização é da MVU Promoções e Eventos.

 

 

Tecnologia para todos os gostos

 

Serão diversos blocos de atividades e espaços temáticos no evento. Pelo terceiro ano consecutivo, será realizado pelo Instituto Nossa Ilhéus, o Google I/O Extended. A cidade vai ser um dos lugares do mundo que transmite, simultaneamente, o evento que acontece na Califórnia (EUA), onde são lançadas as principais novidades da área de tecnologia e também palestras, oficinas e bate-papos. Em 2015, Ilhéus foi o segundo maior evento do mundo, com 1008 inscritos. Em 2016, reuniu mais de 500 pessoas, entre estudantes e empreendedores. Também será realizado o Hackaton +Ilhéus, uma maratona que reúne programadores para explorar possibilidades de projetos de software e até hardware. Este ano, a atividade terá como finalidade a criação de um aplicativo cívico.

 

Já o E-Commerce visa que o pequeno empreendedor aprenda a usar a internet a seu favor, abordando abordados conteúdos sobre legislação, inovação, tecnologia, planejamento, logística, venda, meios de pagamento e mídias sociais. O bloco Startups vai destacar empresas e companhias de tecnologias, que estão iniciando suas atividades e buscam as inovações do mercado tecnológico. Ambos serão realizados pelo Sebrae.

 

Vamos falar de esportes… Digitais! Com o avanço da internet, ao longo dos últimos anos, o número de adeptos dos eSports  aumentou consideravelmente. Este ano, pela primeira vez, será realizada uma competição do tipo em Ilhéus, como LoL, RPG, MOBA e DotA.

 

E não é à toa que o nome do evento é NIBS. O Chocotec será o espaço para falar sobre inovação e tecnologia para o cultivo de cacau e produção de chocolate. Também serão apresentados equipamentos e produtos voltados para o agronegócio do cacau e também para pequenos agricultores.

 

Além de discutir sobre tecnologia, o NIBS vai fazer aterrissar a Nave, uma feira com exposição de produtos do segmento de realidade virtual, softwares, hardwares e inovação tecnológica. Será um espaço voltado para profissionais de TIs, programadores, desenvolvedores e amantes da tecnologia em geral. No espaço, também estará disponível o Lounge Interativo, um local dedicado aos competidores que querem conhecer gente nova, trocar ideias, descansar ou até mesmo conhecer potenciais patrocinadores para sua startup ou projeto tecnológico.

Compartilhe

Deixe uma resposta